Gol de cabeça de Paulo André deu a vitória ao Corinthians, que cumpriu a promessa de causar tumulto na competição, feita por Fábio Santos após empate com Flu
LANCEPRESS! - São Paulo (SP)
O Corinthians cumpriu a promessa de tumultuar a vida dos líderes, feita por Fábio Santos após o empate diante do Fluminense na última rodada. A equipe comandada por Tite derrotou o líder Atlético-MG por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.
A vitória deixa o Timão com 28 pontos e em posição confortável no meio da tabela. Já o Galo se vê pela primeira vez na competição sem vencer há três partidas, mas mantém a liderança, e com um jogo a menos em relação aos adversários diretos, terá nova oportunidade de espantar um princípio de crise.
O jogo
O primeiro tempo foi muito disputado, mas apesar de alguns bons momentos e de ambas as equipes, ninguém esteve verdadeiramente perto de abrir o placar. Foi o Atlético que começou melhor, buscando mais o ataque e mantendo maior posse de bola. Com o habilidoso Bernard bem marcado na direita, coube a Ronaldinho, Danilinho e Jô a missão de chegar ao gol de Cássio.
Na marca dos dez minutos aconteceu a jogada mais bonita da etapa inicial. Em um lampejo dos tempos em que vestia a camisa 10 do Barcelona, R49 recebeu no meio de campo, aplicou um chapéu em Ralf e arrancou com a bola. O lançamento para Bernard dentro da área foi perfeito, e o atacante ajeitou para Jô, que acabou batendo fraco, na mãos do goleiro corintiano.
O Corinthians tentou responder com Douglas, aos 24 minutos, mas o chute de longe do meia foi para fora. Aos 31, Douglas voltou a aparecer dentro da área atleticana, mas o chute cruzado de pé direito saiu fraco e Marcos Rocha desviou, facilitando a defesa de Victor. Aos 41, a última chance do Galo: Marcos Rocha cruzou da direita, Bernard ajeitou e Jô dividiu com Cássio, mas a zaga do Timão fez o corte.
O apito para o intervalo soou e o zero permaneceu no placar para ambas as equipes.
Na volta para a segunda etapa, o Corinthias melhorou e passou a arriscar mais. Aos 11 minutos, Cássio lançou Emerson na entrada da área e o camisa 11 encontrou Romarinho pela direita, mas a finalização foi muito forte, por cima do gol. Aos 16, mais uma boa chance para o Timão: Emerson arrancou em contragolpe pela esquerda, cortou para o meio e bateu, mas mais uma vez faltou pontaria.
Se com a bola rolando a mira estava descalibrada, a solução acabou sendo a bola parada. Aos 18 minutos, Douglas cobrou escanteio e Paulo André se antecipou na primeiram cabeceando sem chances para Victor e abrindo o placar: 1 a 0 Corinthians.
O gol animou os donos da casa, que passaram a ocupar o campo de ataque e a sufocar os mineiros. A entrada dos atacantes Neto Berola e Guilherme não dava sinais de mudar o panorama da partida, e o meio de campo do Galo, perdido, perdeu a maioria das disputas pela bola.
Nem mesmo a expulsão de Emerson e do técnico Tite aos 31 minutos foi suficiente para que o Atlético revertesse o resultado. O Sheik colocou a mão na bola e recebeu o segundo amarelo e o vermelho. O comandante do Timão reclamou muito, e acabou sendo obrigado a deixar o gramado junto com o jogador.
O Galo ainda chegou a um gol aos 44 minutos, com Guilherme, mas o gol foi anulado, pois Leonardo Silva havia cometido falta sobre Paulo André. O lance gerou muita reclamação, e na sequência o lateral Junior César acabou expulso. Aos 48, Cássio fez grande defesa em chute de Neto Berola.
No final, o Corinthians conseguiu conter a pressão e administrar o resultado, e apito soou e garantiu os três pontos para o alvinegro paulista.
Na próxima rodada, o Corinthians vai a Santa Catarina enfrentar o Figueirense, no Orlando Scarpelli, às 22h da quarta-feira. Já o Atlético enfrenta o Bahia, no Pituaçu, também na quarta-feira, às 19h30
CORINTHIANS 1 X 0 ATLÉTICO-MG
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data-Hora: 2/9/2012 - 16h
Árbitro: Pericles Bassols (FIFA-RJ)
Auxiliares: Altemir Hausmann (FIFA-RS) e Fábio Pereira (TO)
RENDA/PÚBLICO: R$ 1.088.599,72 / 33.375 pagantes
CARTÕES AMARELOS: Emerson, Douglas, Paulo André, Cássio, Alessandro (COR); Leandro Donizete, Leonardo Silva, Ronaldinho, Junior César, Réver (CAM)
CARTÕES VERMELHOS: Emerson, 31'/2ºT (COR) Junior César, 45'/2ºT (CAM)
GOLS: Paulo André, 18'/2ºT (1-0)
CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos (Wallace - 46'/2ºT); Ralf, Paulinho, Douglas (Edenílson - 35'/2ºT), Danilo e Romarinho (Martínez - 41'/2ºT); Emerson. Técnico: Tite.
ATLETICO-MG: Victor; Marcos Rocha (Neto Berola - 22'/2ºT), Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete (Escudero - 36'/2º), Bernard, Danilinho e Ronaldinho Gaúcho; Jô (Guilherme - 17'/2ºT). Técnico: Cuca.