Atentados deixaram ainda cerca de 50 feridos.
Da EFE
Doze pessoas morreram e pelo menos 50 ficaram feridas em dois atentados suicidas registrados neste sábado (1º) nas imediações de uma das maiores base da Otan no centro do Afeganistão, informaram autoridades, que a princípio noticiaram 18 vítimas fatais.
O primeiro suicida se aproximou a pé da base e detonou sua carga explosiva nas cercanias das instalações militares, na província de Wardak, informou em comunicado o porta-voz do governo provincial, Shaidulah Sahhid.
Pouco depois, outro terrorista detonou um caminhão cheio de explosivos na porta da base. Segundo o comunicado, entre os mortos estão oito civis e quatro policiais afegãos. Segundo Sahhid, vários feridos estão em estado crítico.
Os ataques foram confirmados pelo tenente-general Messer Hagen, que indicou que a missão da Otan no Afeganistão (Isaf) abriu uma investigação para esclarecer as circunstâncias em que aconteceram as explosões.
Hagen admitiu que houve baixas nas fileiras do contingente internacional, mas evitou especificar um número.
Um porta-voz talibã, Qari Mohammad Yousef Ahmadi, assumiu a autoria dos atentados em nome do movimento insurgente, e assegurou que as explosões causaram dez baixas nas fileiras americanas.
Os atentados deste sábado são dos piores contra as forças da Otan nos últimos meses no Afeganistão, e coincide com a remodelação do aparelho de segurança do Governo afegão devido ao aumento da violência no país.