Canindé Esta cidade, conhecida internacionalmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas e realizar a segunda maior romaria em louvor a São Francisco no Mundo, transformou-se na "Assis Brasileira" com a realização do Congresso Clariano, que comemora os 800 anos da criação do carisma de Santa Clara.
De acordo com o guardião da Casa de São Francisco, frei Jean de Sousa, mais de três mil pessoas das Ordens Convituais, Capuchinhas e Menores, além de diversas Congregações Franciscanas femininas, participam do evento que começou na última quita-feira, com uma celebração presidida pelo bispo de Itapipoca, dom Antônio Cavuto, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Quadra de Nossa Senhora de Lurdes.
Estão presentes em Canindé integrantes de missões de Guiné Bissau, Peru, Alemanha, Itália, Estados Unidos, além dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amapá, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e do Ceará.
"Canindé é Assis Brasileira, a casa de Francisco e Santa Clara, que, na clausura, vive na intimidade com Deus. Essa cidade tem uma identificação muito grande com os dois, que se dedicaram dedicados aos pobres", observa o ministro frei Marconi Lins, da Província de Santo Antonio do Brasil, com sede em Recife.
Durante a abertura, o bispo, dom Antonio Cavuto, lembrou de ações praticadas por São Francisco e Santa Clara. "Estamos celebrando a grande festa de Clara de Assis. O povo presente nesse encontro traz consigo a lembrança da presença viva da maior amiga de Francisco, que deixou para trás sua riqueza para seguir os passos do grande defensor da ecologia", disse.
Ontem, quem celebrou missa dedicada aos 800 anos do carisma de Santa Clara foi o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Leonardo Stein, um dos responsáveis pelo manifesto popular que pede às autoridades a participação em pleitos eleitorais de candidatos ficha limpa.
O Congresso termina hoje com vários momentos religiosos, onde se destacam caminhadas, cânticos, adorações eucarísticas, celebrações na Basílica de São Francisco, Igreja de São Tarcísio, Quadra Paroquial, Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, Igreja de Cristo Rei. A missa de encerramento será realizada hoje, às 19 horas, na Quadra da Gruta. Em seguida, um dos momentos mais bonitos do Congresso, a ciranda com Clara.
Fonte de energia
Para os participantes que se encontram pela primeira vez na cidade, mesmo com um calor intenso, é algo inexplicável a visita à terra de São Francisco. "Parece que aqui existe uma fonte de energia muito forte, pois ninguém se cansa em nenhum momento. Venho do Rio Grande do Sul, mas estou me sentindo em casa", disse o participante Marcos Holanda Filho. Outro que ficou impressionado com a fé e devoção das pessoas de Canindé é Fábio Emanuel, de Rondônia. "Sempre tive vontade de visitar Canindé, porque a imagem passada sobre o santuário é a melhor possível. Estou muito feliz em participar de uma festa dessa magnitude para nossa família franciscana", salientou.
Para irmã Nila Soares, presidente da Família Franciscana do Brasil, a realização do Congresso representa para a ordem um momento de muita reflexão. "Foram três anos de preparação para que os 800 anos da Ordem de Santa Clara, tendo nas áreas regionais momentos de estudos e partilhas", explicou.
"No ano de 2011, foi lançada a proposta de toda família franciscana para celebrar um ano clariano, no qual se desenvolveria nas regionais uma programação de encontros e cursos formativos em preparação para o Congresso", disse. Canindé foi escolhida por ser um grande centro franciscano que atrai milhares de pessoas durante todo ano. Para Nila Soares, é gratificante estar realizando um evento desse porte na sua cidade natal.
FIQUE POR DENTRO
Uma vida iluminada desde o nascimento
No século XII, em Assis, na Itália, nasce Clara Favorone, filha de Hortolona e Favorone, família considerada nobre. Acredita-se que a data mais precisa de seu nascimento é 1194. Sua mãe sempre pedia um bom parto nas orações, quando um dia ouviu uma voz: "Não temas mulher, porque terás um parto normal e a luz daquela que vai nascer resplandecerá com mais claridade que um dia de sol". Por isso, o nome de Clara. Nasceu em ambiente de nobreza e fartura. Foi educada para ações nobres. Compreendia que aparências e adornos mundanos podiam ser enganosos.
Mais informações
Mosteiro das Clarissas
Rua Paulino Barroso, 1506
Bairro: Santa Clara
Telefone: (85) 3343.0126
ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR