451 veículos já foram multados por causar poluição no Ceará

Por Alan Barros 

11.955 veiculos foram vistoriados em blitzes realizadas pela Semace  

Exatamente 451 veículos já foram autuados até julho de 2012 no Ceará por emitirem fumaça acima do nível permitido pela legislação, contribuindo para o aumento da poluição atmosférica no estado, segundo dados do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O órgão informou que o valor da multa aos condutores que transitam com automóveis que superam a taxa de emissão de gases poluentes podem variar de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,33. A quantia, porém, pode ter uma redução de 50%, se o veículo passar por uma nova vistoria que faça a adequação aos padrões estabelecidos dentro do prazo de 15 dias.

Saúde prejudicada

Apesar de existir um maior número de veículos na Capital cearense, a Semace informou que a grande parte das autuações foram feitas na região do Cariri. Para a professora e médica alergologista Fabiane Pomiecinski, a grande quantidade de automóveis que trafegam principalmente em Fortaleza pode provocar uma série de prejuízos à saúde respiratória da população da capital.

“Vários estudos mostram que o aumento da poluição causada pela emissão de gases por esses veículos contribui muito para o avanço da média de pessoas que sofrem alergias, mas eu não tenho como dizer se o número de paciente s que enfrentam doenças respiratórias realmente aumentou em Fortaleza”, diz.

Pomiecinski explicou que as doenças mais comuns são rinite alérgica, conjuntivite alérgica e asma. A alergologista recomenda que os pacientes que moram em vias mais movimentadas procurem locais mais periféricos da cidade e utilizem soro fisiológico como forma da prevenção do surgimento de novas alergias.

Entenda o processo medição da Semace

Para medir o índice de material particulado expelido pelos automóveis, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Os dois primeiros níveis colorimétricos da escala indicam que o carro está dentro dos padrões. Mas, caso seja constatado durante a fiscalização que a fumaça emitida possui a mesma tonalidade dos três índices posteriores, o veículo pelo veículo é multado.