Prêmios foram anunciados na tarde deste domingo (27).
G1, com agâncias internacionais
O filme "Amour", do austríaco Michael Haneke, foi premiado neste domingo (27) com a Palma de Ouro da 65° edição do festival de cinema de Cannes. O longa mostra um retrato contido da doença e morte de uma mulher idosa e de como o marido lidou com isso. Os ganhadores foram anunciados durante cerimônia realizada no Grande Teatro Lumière do Palácio de Festivais de Cannes.
Por sua atuação em "The Hunt", de Thomas Vinterberg, o ator dinamarquês Mads Mikkelsen ganhou o prêmio de melhor ator. Ele interpreta Lucas, um homem divorciado que trabalha em um jardim de infância. Vive sozinho, mas sente ao seu lado o calor de todo um clã de amigos.
As romenas Cristina Flutur e Cosmina Straton dividiram o prêmio de melhor atriz por seus papéis no filme 'Beyond The Hills', de Cristian Mungiu.
O talentoso e controverso cineasta mexicano Carlos Reygadas, cujo desconcertante filme "Post tenebras lux" provocou intensas reações em Cannes, arrebatou o prêmio de melhor diretor no festival. O filme de Reygadas - seu quarto longa-metragem - foi um dos que provocou mais reações no festival francês: vaiado nas salas, a produção foi defendida por alguns críticos e por Thierry Frémaux, o responsável pela seleção da competição de Cannes.
Veja a lista dos premiados:
Palma de Ouro "Amour", de Michael Haneke
Grand Prix "Reality", de Matteo Garrone
Ator Mads Mikkelsen, por "The Hunt"
Atriz Cosmina Stratan e Cristina Flutur, por "Beyond the Hills"
Direção Carlos Reygadas, por "Post Tenebras Lux"
Curta "Sessiz-be Deng", de L. Rezan Yesilbas
Roteiro Cristian Mungiu, por "Beyond the Hills"
Premio do Júri "The Angels Share", de Ken Loach
Camera D'Or "Beasts of the Southern Wild", de Benh Zeitlin
g1.globo.com/pop-arte/noticia