Treinador da Seleção afirma que estilo de jogo superior ao de Damião com a bola pelo chão adaptava-se mais ao adversário que o Brasil enfrentaria
Quando a lista da Fifa com as equipes titulares chegou às mãos dos jornalistas que estavam em Old Trafford neste domingo, antes do jogo contra a Bielorrúsia, houve até um espanto inicial, mas reduzido pelo que já se prenunciava no período de preparação da Seleção Brasileira: Alexandre Pato seria titular. O atacante do Milan enfim assumiu um lugar na equipe, em partida que carimbou com antecipação a classificação da equipe às quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
O técnico Mano Menezes disse que a escolha de sacar Leandro Damião, autor do segundo gol na estreia contra o Egito, e escalar Pato deveu-se às características do adversário:
- A característica do Pato favorecia o jogo deste domingo. Sabíamos que iríamos pegar uma equipe que marca mais atrás. Isso significa menos espaço. Pato trabalha melhor a bola por baixo. Preciso ter os dois, é importante que tenhamos mais jogadores capazes de definir um jogo. Hoje foi o Pato, amanhã será o Lucas, depois o Alex Sandro... Assim se forma uma equipe que quer ser campeã.
A escolha deu tão certo que Pato foi o autor do primeiro gol brasileiro, de cabeça, após cruzamento de Neymar. Um gol que aliviou a barra da equipe, que perdia o jogo. Mano explicou que a dedicação de Pato nos treinos fez com que acreditasse nas suas condições, já que o jogador vem de um período de lesões no seu clube.
- Quando levamos o Pato para a série de amistosos tínhamos a ideia clara de que precisávamos cuidar dele de forma especial. Pelas informações que tínhamos do Milan e do departamento médico ele estava se recuperando. Ele vem se dedicando para melhorar. Quando o jogador se dedica temos meio caminho andado. Ele vem melhorando muito e essa melhora vem dando uma boa sequência de jogos para o Pato retomar o seu caminho natural.
Mano deu indícios de que poupará jogadores para a partida contra a Nova Zelândia, na próxima quarta-feira, em Newcastle, que define se o Brasil termina a primeira fase em primeiro ou segundo do Grupo C. O curto intervalo de dois dias entre um jogo e outro tem sido sistematicamente citado pelo técnico como motivo de preocupação. Por isso, não se sabe se Pato seguirá na equipe ou não para essa partida.
A delegação segue de Manchester para Newscastle no fim da manhã desta segunda. A equipe, confirmando a primeira colocação do grupo (basta um empate com os neozelandeses) ficará até o fim de semana na cidade, já que a partida das quartas de final acontecerá lá também.