LANCEPRESS!
Curitiba (PR)
Leonardo já pode ser chamado de 'amuleto coxa-branca'. Após marcar os gols da virada sobre o Náutico, na última rodada, o atacante apareceu de novo e aos 44 minutos do segundo tempo deu a vitória ao Coritiba sobre o Grêmio, por 2 a 1, neste sábado, no Couto Pereira. Ayrton, de falta, e André Lima marcaram os outros gols.
Com o resultado, o Coritiba foi para a 12ª colocação, com 14 pontos. Na próxima rodada, joga de novo no Couto Pereira, quando recebe o Fluminense, no domingo que vem. Já o Grêmio, que segue em quarto, com 24 pontos, encerrou a sequência de quatro vitórias consecutivas. O Tricolor volta a campo no mesmo dia que o Coxa, contra o Bahia, em casa.
COXA COMEÇA MELHOR
O Coritiba entrou em campo com um futebol totalmente diferente daquele apresentado após a final da Copa do Brasil. Com uma marcação forte e um toque de bola envolvente, a equipe conseguiu segurar o poderio ofensivo e o bom toque de bola do embalado time gaúcho.
Foi assim durante toda a primeira etapa. O Grêmio até tentava chegar ao ataque, mas não conseguia furar a compacta defesa do time da casa. Ao Coxa, restava aproveitar da situação e sair para o ataque. A equipe tocava bem a bola e tinha o domínio do jogo, mas não levava perigo.
Aí volta o velho problema da equipe coxa-branca: o ataque. Robinho e Lincoln faziam boa atuação, assim como o ofensivo lateral Ayrton. No entanto, a dupla de ataque, Everton Costa e Leonardo, era um tanto quanto inoperante. Nas poucas vezes que recebiam a bola, desperdiçavam.
Enquanto o Grêmio tentava se achar em campo - Zé Roberto e Elano eram bem marcados - o Coxa tentava abrir o placar. Com uma etapa inicial de poucas chances para os dois lados, a maioria das oportunidades foram em chutes de fora da área do Coritiba. Porém, sem perigo.
COXA VENCE COM GOL NO FIM
Na volta para o segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo promoveu duas mudanças inesperadas no Grêmio: sacou os meias Elano e Zé Roberto e colocou o volante Vilson e o meia Marquinhos. Não se sabe o objetivo das trocas, mas os dois atletas estavam sendo anulados pela defesa rival.
E o que não houve no primeiro tempo acabou deixando a etapa final movimentada. Logo aos 15 minutos, Ayrton cobrou falta com perfeição e abriu o placar para o Coxa. Mas não deu para comemorar. Três minutos depois, André Lima subiu mais alto que todo mundo e deixou tudo igual.
Depois do gol do Grêmio, as duas equipes passaram a buscar a vitória. O Coritiba teve a chance com Pereira, que de cabeça quase marcou, mas Marcelo Grohe fez uma bela defesa. Logo na sequência, os gaúchos chegaram perto da virada em um cruzamento na área, que foi para fora.
Aos 32, um lance polêmico. Roberto recebeu na entrada da área e fez o gol, mas o assistente marcou impedimento. Houve bastante reclamação por parte dos jogadores da equipe paranaense. Mesmo assim, a impressão é que o atacante estava ligeiramente à frente da zaga.
Mas aos 45 minutos, Leonardo, o amuleto coxa-branca, garantiu a vitória do Coritiba com um belo chute de fora da área. Muita festa no Couto Pereira de uma torcida que precisava de um jogo como este.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 2X1 GRÊMIO
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data/Hora: 28/7/2012, às 18h30
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabricio da Silva (GO) e Cristhian Sorence (GO)
Cartões amarelos: Pereira e Lincoln (Coritiba); André Lima (Grêmio)
GOLS: Ayrton, 15'/2ºT (1-0); André Lima, 18'/2ºT (1-1); Leonardo, 45'/2ºT (2-1)
CORITIBA: Vanderlei, Ayrton, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Sergio Manoel (Chico, 35'/1ºT), Lincoln e Robinho (Everton Ribeiro, 25'/2ºT); Everton Costa (Roberto, 20'/2ºT) e Leonardo - Técnico: Marcelo Oliveira
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Léo Gago, Elano (Vilson, intervalo) e Zé Roberto (Marquinhos, intervalo); André Lima (Rondinelly, 24'/2ºT) e Marcelo Moreno - Técnico: Vanderlei Luxemburgo