Ídolo cruz-maltino e craque alvinegro são as atrações em jogo desta quarta-feira, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Somados, são 73 anos de experiência. Juninho Pernambucano, de 37, e Seedorf, de 36, deixaram suas cidades, rodaram o mundo em nome do futebol e se encontram no Engenhão. Nesta quarta-feira, às 20h30m, eles comandam Vasco e Botafogo, respectivamente, no clássico válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ídolo cruz-maltino busca aumentar sua vasta coleção de títulos em São Januário, enquanto o craque holandês inicia sua trajetória no Alvinegro.
Se superar o Botafogo, o Vasco chegará aos 29 pontos e terminará a quarta-feira como líder do Brasileirão. Essa condição será mantida, entretanto, apenas se o Atlético-MG, atual primeiro colocado, com 28 pontos, perder para o Santos em Belo Horizonte nesta quinta. No entanto, o time cruz-maltino tem má recordação do último clássico: derrota por 3 a 1 na final da Taça Rio.
Com a decepção pela derrota por 1 a 0 para o Grêmio na estreia de Seedorf, o Botafogo precisa vencer para recuperar a autoestima e evitar que os adversários se distanciem ainda mais nas primeiras posições no Campeonato Brasileiro. Com 17 pontos, o time já está a 11 do Atlético-MG. O clássico com o Vasco é o segundo da sequência de três jogos que o time tem prevista para o Engenhão - o duelo seguinte é contra o Figueirense.
ESCALAÇÕES
Vasco: o técnico Cristóvão Borges tem uma dúvida para a partida. Auremir sente a coxa direita e, por isso, ainda não foi confirmado. Felipe, que volta a ficar à disposição após se recuperar de dores no joelho direito, deve começar no banco. O restante deve ser a mesma equipe que venceu o Santos, no último sábado. O Vasco deve começar com a seguinte formação: Fernando Prass, Auremir (Max), Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto; Eder Luis e Alecsandro.
Botafogo: apesar de demonstrar preocupação com a recuperação física de Seedorf nesse começo de campanha com o time, o técnico Oswaldo de Oliveira deve manter o holandês como titular no clássico com o Vasco. Com isso, entrará em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Seedorf e Vítor Júnior; Elkeson.
ARBITRAGEM:
Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Marco Santos Pessanha (RJ). Wagner Nascimento arbitrou dois jogos no Brasileirão, marcou 68 faltas (média de 34 por jogo), aplicou 16 amarelos (média de 8 por jogo), um vermelho (média de 0,5 por jogo) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti.