Mais forte tempestade tropical a atingir o país em 13 anos deixou rastro de destruição, derrubando árvores e danificando edifícios
O tufão Vicente deixou mais de cem feridos em sua passagem por Hong Kong, que sofreu os efeitos da tempestade tropical mais forte dos últimos 13 anos, informou nesta terça-feira a imprensa local.
O observatório meteorológico dessa ex-colônia britânica ativou o máximo nível de alerta (10) para tufões pouco após a 0h, quando as rajadas de vento chegaram a alcançar 120 km/h.
No total, 129 pessoas foram atendidas nos hospitais públicos da cidade, sendo que mais da metade teve de ser internada, segundo fontes médicas. O tufão provocou a queda de mais de 600 árvores e danificou edifícios no centro da cidade.
Várias inundações foram registradas na região norte do território, próxima à fronteira com a China, enquanto cerca de 100 pessoas tiveram que pernoitar em estações do metrô depois de todos os serviços de transporte terem sido suspensos.
A tempestade também atrasou a abertura da bolsa de valores local e forçou o cancelamento de 60 voos no aeroporto de Hong Kong, segundo dados da autoridade aeroportuária.
O tufão Vicente, procedente das Filipinas, já se afasta de Hong Kong e avança em direção ao nordeste do litoral chinês a 20 km/h, devendo tocar a terra nesta terça-feira em Shenzhen e Zhanjiang (Cantão), segundo o Centro Meteorológico Nacional (CMN).
O mau tempo deixou um saldo de 95 mortos em diversas zonas da China nos últimos três dias, incluindo na capital, Pequim, além de quase meia centena de desaparecidos, segundo o Ministério de Assuntos Civis chinês.
Tanto na capital como nas zonas próximas à província de Hebei (nordeste) ainda há equipes de resgate trabalhando para atender os afetados e buscar os desaparecidos.