Um conjunto de 20 ruas no centro da cidade de Barbalha passa por um programa de reurbanização, cujas obras têm causado muitas mudanças no sistema operacional dos transportes intermunicipais e interestaduais na conexão com o Apoio Rodoviário Padre Agostinho Mascarenhas, e o sistema de transporte dos alternativos que ligam várias comunidades dos bairros da cidade e da zona rural com o centro comercial da Terra dos Verdes Canaviais.
Na mesma condição dessas mudanças operacionais estão os profissionais taxistas e mototaxistas que trabalham no em torno da Praça Engenheiro Doria, e conforme o andamento das obras eles também vão girando de um lado para o outro, e cada um vai se acomodando na media do possível.
Não se tem dúvidas que as obras provocam transtornos aos condutores de veículos, aos pedestres e aos moradores das ruas que estão sendo pavimentadas, cada setor sofre um pouco com o andamento das obras, com o barulho das máquinas e com as ruas interditadas.
Por outro lado os transtornos do presente momento já estão sinalizando pontos positivo no centro da cidade de Barbalha, substituindo o calçamento antigo, a pavimentação em pedra paralelepípedo está requalificando o Centro Histórico, está dando um novo visual à cidade, já está promovendo condições para o trafego de veículos fluir melhor, as canaletas em um novo formado facilita o escoamento das águas inservíveis e a limpeza das mesmas.
Para os veículos os benefícios menos desgaste de peças, principalmente, nos sistemas de balança e alinhamento, para os condutores melhores condição de trabalho e menos cansativo porque não mais tem o desnivelamento do antigo calçamento.
Outro grande benefício a valorização dos imóveis residências e comerciais em toda área do centro da cidade de Barbalha.
As obras tem um investimento da ordem de R$ 1,3 milhão, montante esse oriundo do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central.
Na primeira quinzena de julho, logo depois de ter reassumido a Pasta da Secretaria das Cidades, Camilo Sobreira de Santana, esteve na região e visitou as obras em Barbalha, e na ocasião sinalizou que quer a conclusão das obras de pavimentação do Centro Históricos de Barbalha concluídas até o final do mês de Agosto próximo.
Silva Neto