Thiago BarrosPara o TechTudo
Segundo uma pesquisa divulgada pela agência de notícias Reuters, a liderança da Samsung sobre a Apple no mercado de smartphones aumentou após o lançamento do Galaxy S III. O estudo apurou que a Samsung vendeu 50 milhões de unidades do modelo no último trimestre, enquanto a sua rival monetizou 30,5 milhões de iPhones.
Um fator determinante para esta supremacia da empresa sul-coreana é o seu grande número de modelos diferentes. A Samsung possui uma vasta linha de smartphones, enquanto a Apple tem no iPhone o seu único representante no mercado - com várias versões, é bem verdade. Por isso, é “normal” que a companhia asiática acabe tendo o maior número de vendas.
Mas além de se garantir como a lider do mercado, é possível também que a Samsung bata novos recordes este ano. “Estamos na espectativa também para presenciar o maior número de vendas de uma única fabricante em um trimestre. A demanda pelo portifólio do Galaxy é enorme, especialmente em relação aos modelos S II e S III”, avaliou Francisco Jeronimo, representante da firma de análise mercadológica IDC.
Quem também vem sofrendo com o crescimento da Samsung é a Nokia. A empresa, que viveu 14 anos no topo do mercado de celulares, vem tendo uma participação cada vez menor na área. De acordo com a pesquisa, neste segundo trimestre de 2012 a companhia coreana vendeu 15,7 milhões de aparelhos a mais do que a finlandesa. Uma diferença enorme se comparado com o primeiro trimestre, quando a vantagem era de apenas 3,4 milhões de telefones.
Vale destacar que os números divulgados pela pesquisa são baseados em estimativas. A Apple e a Samsung só vão divulgar suas estatísticas oficiais de vendas no final de julho.
Via CNET