Barbalha-CE: Mais de 90% do rebanho vacinado contra aftosa na primeira etapa

Em Barbalha a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2012 termina de forma positiva e os criadores atingem a meta estipulada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), pois de acordo com o último relatório emitido pela ADAGRI dessa segunda-feira dia de 16 de julho, Barbalha fechou o mapa dentro prazo com 90,75% do rebanho vacinado.

De acordo com as informações prestadas pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário de Barbalha, Dr. Elismar Sá, os pecuaristas do município tem cerca de 7.500 cabeças, então, a campanha alcançou um bom índice de vacinação com cerca de 6.800 cabeças vacinadas, ótimo mesmo seria a vacinação de 100% do rebanho, se isso não foi possível não nos compete julgar quem deixou de vacinar, agora, devemos valorizar o trabalho dos criadores que fizeram a sua parte.

Quem deixou de vacinar com certeza vai ser punido pelo órgão competente, uma coisa é certa, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário de Barbalha, a Ematerce local e a ADAGRI pelo Governo do Estado fizeram a sua parte, alertando, orientando e incentivando os criadores fazer a vacinação dentro do prazo.

INADIMPLENTES

No período da campanha de vacinação uma fazendo foi sorteada para fazer a sorologia, e esse trabalho foi feito em Barbalha, agora depois da campanha o ministério vai continuar fazendo de surpresa essas visitas para coleta de sangue para os exames de sorologia, e quem não vacinou, em caso do criador não ter vacinado será punido, porque, o gado não vacinado coloca em risco todo o rebanho, isso é prejudicial para o criador, para o Estado do Ceará e para também o Brasil, pois, a febre aftosa é uma coisa séria, é uma questão de sanidade. Disse Elismar Sá.

Silva Neto