Comissão de Propaganda Política registra 56 irregularidades no Ceará

Candidatos devem retirar pinturas em até 48 horas ou irão pagar multas.

A Comissão de Propaganda Eleitoral do Ceará flagrou até esta segunda-feira (16) 56 propagandas irregulares de candidatos na capital cearense, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As propagandas irregulares relatadas são pinturas acima do tamanho máximo permitido, de quatro metros quadrados.

As irregularidades, segundo a Comissão de Propaganda Eleitoral, foram registradas nos bairros Messejana, Lagoa Redonda, Luciano Cavalcante, Serrinha, Colônia, Pirambu e Praia do Futuro.

Foram autuados oito candidatos à prefeitura de Fortaleza ou à Câmara Municipal por fazer pinturas irregulares. Os candidatos terão 48 horas para retirar a propaganda. Caso contrário, serão multados, de acordo com a Comissão de Propaganda Eleitoral.

O que é permitido
Aos candidatos é proibida a publicidade em bens públicos, inclusive postes de iluminação, viadutos, passarelas e paradas de ônibus. Também não é permitida a propaganda eleitoral em outdoors. “O TRE-CE dispõe de números telefônicos e e-mails especificamente para se noticiar infrações eleitorais em toda a cidade de fortaleza”, informou a promotora eleitoral Valeska Nedehf.

Os candidatos vão poder divulgar suas candidaturas em folhetos e impressos; podem fazer comícios das 8h à meia-noite, mas sem perturbar o sossego público com poluição sonora; as propagandas também podem ser feitas por alto falantes, amplificadores e carros de som, também das 8h às 22. A divulgação em muros, fachadas de comitês e veículos não pode passar de 4 m².

A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa no dia 21 de agosto. Para denunciar irregularidades ligue 3219-1074.