O Locog, comitê organizador de Londres-2012, revelou o trajeto final do revezamento da tocha olímpica. A bordo do navio Gloriana, a chama simbólica percorrerá parte do rio Tâmisa, que banha cidades como Oxford e Londres, antes da chegar ao Estádio de Stratford, onde ocorrerá a cerimônia de abertura dos Jogos.
O passeio a bordo da embarcação de madeira, que serviu à rainha Elizabeth II durante as comemorações de seu Jubileu de Diamante, no mês passado, está marcada para o dia 27 de julho, apenas algumas horas antes do início oficial do evento. No último dia do revezamento, a tocha será carregada por 18 pessoas. Durante a volta pelo rio Tâmisa, serão sete portadores.
Em 59 dias de revezamento, a tocha olímpica já passou por mais de mil cidades do Reino Unido e foi carregada por mais de sete mil pessoas. Na reta final do revezamento, a chama percorrerá diversas partes de Londres. A partir do dia 21 de julho, serão 982 carregadores e 320 quilômetros da capital inglesa visitados.
Diversas personalidades do esporte, como o ex-jogador colombiano Carlos Valderrama e o piloto inglês Lewis Hamilton, além de medalhistas olímpicos, como o corredor etíope Haile Gebrselassie e a velejadora inglesa Shirley Robertson, participaram da tradição desde que a tocha desembarcou no Reino Unido, no dia 18 de maio. Na semana passada, a rainha recebeu o objeto, em cerimônia realizada no Castelo de Windsor.