Servidores do Instituto Dr. José Frota paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (16). As reivindicações são pelo cumprimento dos compromissos assumidos pela Prefeitura de Fortaleza por ocasião da falta de pagamento de escalas extras.
Estão paralisados todos os serviços de cirurgias eletivas. A enfermaria e o centro cirúrgico estão sendo atendidos somente os casos de urgência e emergência, com 50% dos funcionários.
Após reunião na manhã desta segunda-feira, a direção do hospital informou o prazo de pagamento dos meses em atraso, referente a gratificação extra de plantões e insalubridade. A presidente da Associação dos Servidores do IJF (ASSIJF), Ana Miranda, levará a proposta para os servidores, que irão decidir se permanecem com a paralisação.
"A proposta feita pela direção do hospital é de pagamento dos incentivos extras referente ao mês de maio para esta terça-feira (17). Já o pagamento do mês de junho, será efetuado em agosto. Vamos levar a proposta para os servidores. Por enquanto, a paralisação permanece", explicou Ana Miranda.
Em nota, o IJF informou que a Prefeitura Municipal de Fortaleza concedeu a extensão de carga horária de até 100% para os servidores que possuem apenas um teto de trabalho para as categorias de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Alguns profissionais fizeram a extensão de carga horária e, ainda, horas extras. Esses profissionais devem ser pagos em folha suplementar.
Cerca de 200 servidores permanecem na entrada do hospital onde irão decidir, em assembleia, se aceitam a proposta feita pela direção do hospital.