DDF investiga o golpe do consignado e prende três

Em menos de uma semana, três pessoas foram presas por inspetores da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) acusadas de tentar aplicar o golpe do empréstimo consignado.

Segundo o delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da DDF, os acusados foram detidos no momento em que tentavam finalizar as fraudes, graças ao trabalho de investigação da Especializada, iniciado após denúncias feitas por um das empresas que operam na concessão de crédito consignado.

Flagrante

Uma dessas ações ocorreu no Bradesco da Rua Bárbara de Alencar, no Centro. Informada pela empresa responsável por intermediar os empréstimos, a DDF iniciou a investigação e os inspetores Paulo Florentino e Carlos Dário conseguiram capturar os acusados Antônio Moreno de Sousa, 52; e Edivaldo Araújo de Castro, 58.

De acordo com Linhares, os dois estavam com documentos falsos e iriam sacar mais de R$ 6 mil cada. No entanto, eles disseram, em depoimento, que receberiam R$ 800,00, cada um, para realizar os saques e o restante do dinheiro seria repassado para quem os contratou "Eles são o que chamamos de laranjas", disse o delegado.

Segundo o titular da DDF, além desses dois empréstimos, os policiais obtiveram informações de que a quadrilha da qual os dois fazem parte, já estaria com outros contratos fraudulentos haviam sido assinados e estavam prontos para o saque. A informação foi repassada aos policiais civis por funcionários da empresa ´BCMCred Empréstimos e Financiamentos´.

Falsidade

Depois da prisão, a dupla foi levada para a sede da Especializada, no Centro da Capital e autuada em flagrante por tentativa de estelionato, uso de documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público. Os dois permanecerão presos até que a fiança seja arbitrada pela Justiça Estadual. O delegado ressaltou a importância da verificação da documentação desses contratos por parte das empresas de créditos. Segundo Linhares, as denúncias por parte dessas empresas têm aumentado, assim como as prisões.

"Temos recebido, uma média de quatro denúncias por semana. A investigação é feita e as prisões têm ocorrido com bastante frequência".

Outro homem foi preso pela equipe da DDF, tentando aplicar o mesmo golpe. Francisco Luciano Martins Rodrigues, o ´Luciano Vassoura´, foi detido pelos policiais civis quando tentava finalizar um empréstimo na empresa ´Alliance Crédito´, na Rua Major Facundo, Centro O acusado estava finalizando a negociação.