O Ceará segurou empate fora de casa contra o América/RN, ontem à tarde, por 1 a 1, e completou o sexto jogo consecutivo sem perder na Série B do Brasileirão. O clube já vinha de um empate de 2 a 2 contra o Criciúma.
Jogando no Estádio Nazare-não, em Goianinha, o alvinegro levou um gol logo aos dois minutos da etapa inicial, mas chegou ao empate ainda no primeiro tempo e manteve o resultado.
Mesmo com o ponto valioso, o Vovô caiu para o 12º lugar na classificação, com 13 pontos, e volta a atuar na próxima terça-feira, 17, contra o São Caetano, no Estádio Presidente Vargas.
A rotina de entrar em campo desligado, mais uma vez, prejudicou o Ceará. Logo aos dois minutos, o zagueiro Zé Antônio lançou do campo de defesa, Jardel e Luizão cochilaram, e o atacante Wanderson invadiu a área livre para abrir o placar.
Mesmo com o gol sofrido, dessa vez, o Vovô não sentiu o golpe. Cinco minutos depois, Rogerinho bateu falta com perigo, mas a bola passou à esquerda do gol. Aos 19, após escanteio, Thiego cabeceou rasteiro, e a bola passou rente à trave esquerda.
E a pressão surtiu efeito aos 28 minutos, em jogada que também começou de um chutão do campo de defesa. A defesa alvirrubra parou e Romário entrou livre na área. O goleiro Dida saiu de forma estabanada e derrubou o atacante alvinegro.
Dois minutos depois, na cobrança do pênalti, Mota bateu no canto esquerdo e empatou.
Equilíbrio
Após o gol alvinegro, o equilíbrio deu o tom à partida. Pingo perdeu duas chances, aos 32 e aos 34 minutos, para o América. E aos 40, Romário chutou cruzado rasteiro, mas Dida rebateu.
No segundo tempo, os times tiveram chances alternadas. Aos 21 minutos, Rogerinho lançou Itamar, que fez o gol em posição de impedimento, anulado.
Aos 22, Éverton chutou de longe, mas Dida defendeu. Dois minutos depois, Itamar desperdiçou ao tentar finalizar de calcanhar. Na sequência, o Mecão teve duas chances: primeiro, Soares recebeu livre na área, mas “atrasou” para Fernando Henrique, que, em seguida, espalmou chute de Norberto. O placar ficou mesmo no 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA/RN 1
Dida; Norberto (Juninho), Zé Antônio, Edson Rocha e Gustavo (Thiago Galhardo); Fabinho, Pingo (Soares), Márcio Passos e Lúcio; Isaac e Wanderson
Técnico: Roberto Fernandes
CEARÁ 1
Fernando Henrique; Apodi, Thiego, Luizão e Eusébio; Jardel, Éverton (Heleno), Robston e Rogerinho (Thiaguinho); Mota e Romário (Itamar)
Técnico: PC Gusmão
Série B do Brasileiro 2012
Estádio: Nazarenão (Goianinha/RN)
Data: 14 de julho de 2012
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Carlos Passos (PR) e Carlos Emanuel Manzolillo (DF)
Gols: Wanderson (2min/1ºT) e Mota (30min/1ºT)
Cartões amarelos: Dida, Norberto e Edson Rocha (AME), Luizão (CEA)