O alemão Michael Schumacher, 43, da Mercedes, conquistou a pole position no GP de Mônaco, na manhã deste sábado, mas, por conta de punição recebida na prova passada, o heptacampeão vai largar na sexta colocação.
Na Espanha, ele foi culpado por uma batida no brasileiro Bruno Senna, manobra que fez os dois pilotos abandonarem a prova. Por conta da punição, quem herdou o primeiro posto em Mônaco foi o australiano Mark Webber, da Red Bull.
Seria a 69ª pole da carreira de Schumacher, que cravou 1min14s301. Contudo, virou a primeira pole de Webber na temporada e a décima na carreira --a última havia sido no GP da Alemanha, no ano passado.
Com 1min14s381, Webber terá a companhia do alemão Nico Rosberg, da Mercedes, na primeira fila. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, será o terceiro no grid de largada.
Já Felipe Massa, da Ferrari, conquistou a melhor posição no grid na temporada: sétimo posto. O espanhol Fernando Alonso, companheiro de Massa, será o quinto.
O alemão Sebastian Vettel, atual bicampeão da F-1, da Red Bull, optou por não ir a pista na última parte do treino e será o nono no grid de largada.
Já Jenson Button, da McLaren, decepcionou, teve participação discreta no treino e vai largar na 12ª posição --beneficiado com punição imposta ao venezuelano Pastor Maldonado. O mesmo ocorreu com Bruno Senna, da Williams, que novamente ficou fora do top, mas herdou o 13º posto. O brasileiro culpou a si mesmo.
"Estou desapontado com minha performance, fui acima do limite, forcei um pouco os pneus e ficou difícil fazer uma volta boa. O carro tem potencial", disse à TV Globo.
Maldonado, da Williams, vencedor da última prova, ficou com o nono tempo, mas vai largar na 19ª posição por conta de uma punição imposta pelos comissários da FIA.
Ele perdeu dez posições no grid por causa de um toque em Sergio Perez, da Sauber, no último treino livre em Mônaco, na manhã deste sábado.
A largada do GP de Mônaco será neste domingo, às 9h (de Brasília).folha