A novela envolvendo Treze-PB e Rio Branco-AC para ver quem fica com a vaga na Série C do Brasileiro ganha novos capítulos a cada dia. O fato novo que surgiu não foi sobre inclusão ou exclusão de uma das equipes, mas a repercussão sobre as duras críticas feitas pelo senador Aníbal Diniz, do PT do Acre. O parlamentar emitiu nota em seu site criticando as decisões da juíza Ritaura Rodrigues Santana, que colocou o Treze-PB no lugar do Rio Branco-AC na Série C do Brasileiro. Em alguns dos trechos da nota o senador chama a juíza de “torcedora fanática e desonesta”, “comparsa do Treze da Paraíba” e afirma que a mesma teria agido de “má fé, com parcialidade e conduta antiética”. A nota foi publicada na sexta-feira(06).
A resposta às declarações do senador Aníbal Diniz foram dadas nesta segunda-feira(09) pela Associação dos Magistrados da Paraíba, AMPB. O presidente da AMPB, juiz Antonio Silveira Neto, através de uma nota de repúdio afirma que a juíza está sendo vítima de “calúnias e acusações... o que se revela em conduta totalmente imprópria para um senador”. A nota diz ainda que “A AMPB repudia veementemente esse tipo de prática, baseada em declarações inverídicas que desrespeitam não só a senhora Ritaura Rodrigues Santana, magistrada digna e respeitada no meio forense, mas também o próprio Judiciário e o cidadão que espera dos seus representantes comportamentos altivos e respeitosos”. Para encerrar a nota a entidade pede “a devida retratação” por parte do senador Aníbal Diniz.
Ritaura Rodrigues Santana foi a responsável pela decisão que colocou o Treze-PB no lugar do Rio Branco-AC na Série C do Brasileiro. Com esta decisão o time paraibano já jogou duas partidas pela competição enquanto o Rio Branco ainda não estreou. A equipe do Acre chegou a viajar para Juazeiro do Norte com o objetivo de enfrentar o Icasa, neste domingo, porém foi o Treze quem jogou. Agora o Rio Branco está em Recife, aguardando alguma decisão que possa recolocá-lo na Série C, para jogar no sábado contra o Santa Cruz, no estádio do Arruda.
Toni Sousa