Pleito elegerá 200 legisladores para o Conselho Nacional Geral (CNG).
Da EFE
Os colégios eleitorais da Líbia abriram suas portas às 8h deste sábado (7) - 3h de Brasília - para as primeiras eleições legislativas desde 1964, em uma jornada na qual estão convocados às urnas 2,8 milhões de líbios.
Nesse pleito serão eleitos os 200 legisladores que comporão o Conselho Nacional Geral (CNG), o principal órgão legislativo, que substituirá o Conselho Nacional de Transição (CNT).
O CNT dirigiu o país desde pouco depois da explosão, em fevereiro de 2011, da revolta popular armada que pôs fim ao regime do ditador Muammar Kadhafi.
Das 200 cadeiras, 120 estão reservadas para candidatos independentes e 80 para os membros dos mais de 200 partidos concorrentes.
O Exército líbio decretou estado de alerta para assegurar o desenvolvimento do pleito nos aproximadamente 6.600 colégios eleitorais, e desdobrou três mil soldados e 40 mil agentes de segurança para velar pela segurança.
As prerrogativas do CNG serão designar um presidente e um novo primeiro-ministro.
Na quinta-feira (5), a atual assembleia legislativa anunciou que a Comissão Constitucional que irá elaborar uma nova Carta Magna não será constituída pelo CNG, sendo escolhida por sufrágio universal dentro de quatro meses.