Por GLOBOESPORTE.COMFortaleza, CE
Ceará e Criciúma empataram por 2 a 2 na noite desta sexta-feira, no Estádio Presidente Vargas. Com clima quente no fim, o Vovô arrancou a igualdade já nos últimos minutos. Logo no primeiro tempo, o Criciúma abriu vantagem com dois gols marcados por Valber e Cleber. No segundo tempo, as alterações promovidas pelo técnico PC Gusmão deram mais força ofensiva para o Vovô, que empatou com Itamar, primeiro, e depois, com o gol polêmico de Rogerinho, após não devolver uma bola posta para fora pelos visitantes.
Com o resultado, o Vovô subiu para o décimo lugar com 12 pontos ganhos. Já o Tigre permanece líder da competição com 22 pontos. Na próxima rodada, o Ceará enfrenta o América-RN, fora de casa. Já o Criciúma recebe o Boa Esporte.
Ceará perde gols, e Criciúma aproveita
Um primeiro tempo bem movimentado. Foi assim que Ceará e Criciúma proporcionaram para a torcida que mais uma vez compereceu ao Estádio Presidente Vargas.
O Vovô não deu tempo para o Tigre respirar e logo no início, aos quatro minutos, Robston foi derrubado na grande área. O camisa 10 Rogerinho bateu e o goleiro Douglas mandou para escanteio. Logo em seguida, Rogerinho cobrou o escanteio. A bola foi para a pequena área e Luizão cabeceou para a linha de fundo.
Aí o Criciúma acordou para o jogo. Aos dez minutos, o meia Válber, livre de marcação, mandou um chutaço de longe e Fernando Henrique fez bela defesa. Por pouco, o Tigre não abria o marcador. Minutos depois veio o golpe para o time de PC Gusmão. Em um rápido contra-ataque, a bola sobrou para Válber. O meia não perdoou e bateu forte para o gol. Criciúma a frente. Ceará 0 x 1 Criciúma.
Aos 13 minutos, Apodi desceu livre pela direita e chutou para o gol. Douglas Silva fez a defesa. Porém, quando Romário ia marcar, o árbitro marca mão de Apodi no lance anterior. Aos 20, mais uma vez, Apodi. O lateral foi ao ataque, limpou os defensores e chutou forte, mas o goleiro Douglas Leite fez grande defesa.
O Ceará nesse momento era só pressão. No minuto seguinte, aos 25, Eusébio fez bela jogada e tocou para Romário. O artilheiro do Vovô perdeu um gol incrível.
O Criciúma só cadenciava o jogo e explorava os contra-ataques. Enquanto isso, o Vovô perdia um gol atrás do outro. Aos 31, Robston limpou um zagueiro e tocou para Mota. O camisa 9 do Vovô chutou e a bola tocou na zaga. A redondinha passou pertinho da trave de Douglas Leite.
Quando o Ceará ia esboçar um empate veio o golpe. Aos 35, Gol de Kléber. Meio-campo saiu limpando toda a zaga do Ceará e sem problemas marcou o segundo gol do Tigre. Ceará 0 x 2 Criciúma. O Ceará ainda tentou diminuir com Everton aos 39. O volante chutou de fora da área, mas mandou pela linha de fundo.
Segundo tempo inicia fraco, mas termina emocionante
A etapa final começou morna. Mal sabia o torcedor que o final do segundo tempo ia ser eletrizante. Aos quatro minutos, o Vovô foi para cima. Itamar, que havia entrado no lugar de Romário, recebeu cruzamento pela esquerda e cabeceou. A bola bateu no travessão e na volta tocou nas costas do goleiro Douglas Leite e foi para fora. Inacreditável. A torcida Alvinegra não acreditava.
O Criciúma apenas tocava a bola e administrava o resultado. Aos 14, Robston, mais uma vez, arriscou de longe e Douglas Leite fez a defesa mandando a bola para escanteio. O Ceará errava muitos passes. E a alternativa do Alvinegro eram chutes de longa distância. Aos 18, Rogerinho fez bela jogada individual e tocou para Eusébio que chutou na zaga do Criciúma. Por pouco a bola não entrava.
De tanto insistir, o Ceará conseguiu diminuir. Aos 21, Eusébio desceu pela esquerda e cruzou na medida para Itamar, que de cabeça mandou para o gol de Douglas. Ceará 1 x 2 Criciúma. Com o gol, o Vovô cresceu na partida. O Ceará ia ao ataque, mas errava nas conclusões. O Tigre ia ao ataque só de maneira esporádica e sem perigo, mas aos 28, em um desses ataques, a bola sobrou para Matheus Ferraz que perdeu o tempo e não conseguiu finalizar para o gol.
Quando o jogo já caminhava para o seu final, aos 44 minutos, Itamar teve ótima chance de empatar a partida. Atacante ficou sozinho de cara para o gol e mandou em cima do goleiro Douglas Leite.
Já no finalzinho, quando o árbitro olhava para o relógio e o torcedor desacreditado se encaminhava para fora do estádio, Rogerinho, aproveitando um vacilo da zaga do Criciúma que esperava um fair play do Vovô após bola jogada para fora, arrriscou de longe e empatou o jogo para desespero do time do Criciúma: 2 a 2.
A confusão tomou conta do campo. Daniel Marques, que havia sido substituído, levou cartão vermelho como também o treinador Paulo Comelli e atacante Lucca do Criciúma por reclamação.
Ao término da confusão, o árbitro assinalou mais dez minutos de acréscimos, mas acabou só dando quatro antes de encerrar a partida.