Máquinas e homens da prefeitura do Crato estão a todo vapor, na operação destinada a recuperação de centenas de quilômetros de estradas vicinais que ligam sítios e vilas aos Distritos do município e, paralelamente a isto, acontece a pavimentação em pedra tosca em várias ruas de diversos Bairros da cidade.
É importante ressaltar que as obras estão sendo realizadas pela Prefeitura do Crato. Alguns políticos da cidade estão afirmando nas comunidades que são os responsáveis pelas obras, o que está sendo desmentido pela administração. Os trabalhadores e as máquinas são caracterizados como servidores ou prestadores de serviços contratados pela prefeitura.
A administração municipal do Crato vai investir R$ 7 milhões em pavimentação de ruas até o final de dezembro próximo, contemplando a sede e os Distritos do município. Segundo o secretário, a relação das ruas calçadas e as outras que estão programadas se encontra na Secretaria de Infraestrutura à disposição da população. A secretaria funciona no prédio do Centro Administrativo, antigo Hospital Pediátrico, no Bairro São Miguel.
Já estão sendo pavimentadas as ruas Valdir Siebra e Edilson Sucupira, no Parque Grangeiro; J. J. Petrola, na Vila São Bento, e a Francisco Joaquim Caboclo, na Vila São Francisco. Na Palmeirinha do Vilar está recebendo o calçamento a principal rua da comunidade, que liga a CE. No Bairro Barro Branco, mais de 600 metros de calçamento estão sendo feitos na Rua Caloré. Também está sendo calçada com já mais de 70 % dos serviços prontos a Avenida Fábio Pinheiro Esmeraldo, que dá acesso à unidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Bairro do Muriti. Para o Bairro do Seminário e Conjunto Novo Lameiro, estão projetadas mais 10 ruas e as obras vão ser iniciadas brevemente.
Ruas da cidade estão sendo recuperadas com operação tapa buracos
E nas ruas da cidade estão sendo recuperados vários trechos que se encontravam esburacados, depois da fase de chuvas. A Prefeitura Municipal tem mobilizado dezenas de trabalhadores, no intuito de possibilitar que os serviços sejam concluídos esta semana, antes da abertura da ExpoCrato, no próximo domingo. A recuperação começou a ser realizada há mais de um mês, com a inserção de paralelepípedos e concretagem em vários trechos, em seguida foi inserida cobertura de cimento. O trabalho continua no centro da cidade.
Parcela única do IPTU poderá ser paga até o dia 10 de julho
A Secretaria de Finanças do Crato, por meio do Núcleo de Administração Tributária e através do Edital de Notificação de Lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), comunica aos proprietários de imóveis, titulares de domínio útil sobre imóveis e os possuidores de imóveis, que o imposto deverá ser pago em parcela única até o dia 10 de julho de 2012, ou com parcelamento em seis vezes, com vencimento da primeira parcela para o dia 10 de julho e as demais parcelas para o mesmo dia, dos meses subseqüentes, conforme valores e datas impressos no boleto.
Os contribuintes que estiveram com o IPTU em dia, até 30 de dezembro do ano passado, terão um desconto de 10 por cento. Para aqueles inadimplentes até este período, o desconto será de 5 por cento.