Após a conclusão da instalação dos 60 pilares de sustentação, 30 jogos da nova estrutura serão instalados no estádio. Obras já chegam a mais de 78%
O novo Estádio Castelão começa a receber as primeiras tesouras treliçadas que compõem a estrutura metálica da nova coberta da arena. Após a conclusão da instalação dos 60 pilares de sustentação, trinta jogos da nova estrutura serão instalados. As peças estão sendo montadas em um vão de balanço de 50 metros e cada uma chega a pesar 28 toneladas.
- A coberta da Arena Castelão é um dos grandes diferenciais da modernização desse equipamento. Além de promover conforto e segurança aos torcedores também contribui para o enriquecimento estético do projeto - afirmou Ferruccio Feitosa, secretário Especial da Copa no Estado.
Ferruccio Feitosa acrescenta ainda que depois da montagem da estrutura metálica, a coberta ganhará as telhas metálicas do tipo sanduíche, compostas por duas faces de metal e enchimento de espuma isolante.
De acordo com dados do Consórcio Construtor, aproximadamente 20% da coberta será em policarbonato para proporcionar um degradê de sombreamento, melhorando assim a qualidade de transmissão televisiva, bem como a insolação do gramado.
Conforto aos torcedores
A cobertura do Castelão vai proporcionar que o público fique 100% em uma área coberta ficando assim protegido de sol e chuva. A utilização da parte transparente também será importante também para a insolação do gramado.
Obras dentro do prazo
A previsão é que a Arena seja concluída ainda em dezembro deste ano, quando se tornará a maior do Norte/Nordeste e uma das quatro maiores do Brasil. Com o cronograma de execução avançado, 78,59% do projeto já está concluído. A porcentagem se refere às duas da quatro etapas concluídas e ao bom adiantamento das outras duas.
A Etapa III, que corresponde ao Edifício Central, considerado o centro de comando de todo estádio, está com 91,34% de execução. Já a Etapa IV, que compreende a interação entre as etapas e a finalização de todo projeto segue com 49,23% de conclusão. Os dados são do último relatório de execução do consórcio construtor do dia 15 de junho.
Outras mudanças arquitetônicas do Castelão já estão prontas. O campo de jogo foi rebaixado em quatro metros e a distância o anel inferior para o gramado caiu dos antigos 40 metros para apenas 10 metros. Essas alterações vão permitir que cada pessoa que for ao jogo no Castelão terá uma visão privilegiada de todo o campo.
Ao todo, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 57 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos.