HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
O SONHO QUE MULTIPLICOU
Os membros dessas novas gerações, os novos moradores ou visitantes da região do Cariri, que têm o privilégio de seres atendidos por qualquer um dos serviços do Complexo de Saúde da Fundação Otília Correia Saraiva, tendo o Hospital Santo Antônio e o Hospital do Coração do Cariri, como carros chefes, não imaginam a belíssima história de superação, fé, perseverança e sucesso que alicerça cada estrutura daquelas instituições.
Mas essa belíssima história será contada em um livro, com título provisório “Além de Um Sonho”, que está em fase final de revisão, e que deverá ser lançado em breve. Mas é impossível contar a história de qualquer um desses dois hospitais, sem falar que tudo nasceu do sonho de uma mulher guerreira, sonhadora e de uma fé inabalável: dona Otília Correia Saraiva, que hoje leva o nome da entidade mantenedora do complexo.
Mas basta a qualquer um de nós imaginarmos a fibra, a fé e perseverança desta mulher sonhadora que logo nos primeiros anos da vida escolar de seus três filhos – Antônio, José e João, doutrinou-os na fé católica e na vocação para a medicina, deixando para trás toda falta de perspectiva, pela pouca condição financeira de quem vivia da agricultura e de uma época em que fazer cursos como o de medicina parecia ser algo impossível para aqueles de classes sociais menos favorecidas, como era o caso. Mas ela venceu.
Não só conseguiu realizar o sonho de formar seus três filhos em medicina, como realizou um segundo: construir um hospital na Barbalha e dar a ele o nome de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e de quem ela era devota. Tanto, que deu o nome de Antônio, ao seu primogênito.
Ela viu o hospital construído, graças a promissora parceria firmada por seus filhos e o saudoso empreendedor Ten. Coelho. Participou da inauguração em 27 de dezembro de 1981, contemplou os primeiros atendimentos e partiu para a vida eterna em um dos leitos da primeira UTI de Barbalha. Justamente no seu hospital.
O Hospital Santo Antônio cresceu de forma sustentável. Hoje, quase 37 anos depois de sua inauguração é o pioneiro na implantação do serviço de neurocirurgia, hoje composto por 7 neurocirugiões, um deles, o Dr. José Correia Saraiva Júnior, neto da dona Otília; dispõe de 8 salas cirurgias, 156 leitos (particulares, convênios e SUS); serviço de imagem com ressonância e raio-x; e um corpo de funcionários de com mais de 300 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e outros.
A fé e a coragem da dona Otília inspirou seus filhos. A ponto de, mesmo em meio as dificuldades impostas pelo SUS, de onde é proveniente a maior demanda de atendimentos, o que era apenas um hospital hoje é uma conglomerado em saúde, composto por: Hospital do Coração do Cariri (com 70 leitos; UTI Coronariana; Hemodinâmica Digital em 3D: Ecocardiograma de Ultima geral; mais de 150 profissionais entre médicos e outros); CEDIMAGEM – Centro de Diagnóstico por Imagem (Com tomografias; densitometria óssea; ultrassonografia; mamografia); Clinirin (clínica de hemodiálise).
E quem já conheceu os membros da nova geração de descendentes da dona Otília, pode assegurar: vem mais novidades por aí.